Moda e Beleza

Lábios laqueados: por que o gloss voltou com tudo (e sem prazo de validade!)

Depois da hegemonia dos batons mate e da boca ultra opaca, o gloss foi, aos poucos, fazendo seu retorno às passarelas: pense em Pat McGrath e sua maquiagem iluminada, com um pontinho de brilho no centro dos lábios, graças a uma aplicação pontual de lipgloss.

Uma conjunção de outros fatores, porém, serviu de cenário perfeito para a volta dos lábios ultralaqueados, em que o brilho deixa de ser detalhe e vira protagonista. Após anos tido como um vilão por sua textura muitas vezes grudenta, o gloss voltou com tudo.

A febre da beleza wellness foi um dos fatores que favoreceu a volta do lipgloss: a boca carregada no brilho parece encaixar perfeitamente em um visual com pele natural, viçosa e saudável, e cabelos macios e sedosos. Junte a isso a nostalgia 90’s que se firmou como tendência há algumas temporadas e não dá qualquer sinais de que vai embora tão cedo.

A beleza caprichada no gloss da Fenty Beauty (Foto: Divulgação)

Em entrevista ao Business of Fashion, Charlotte Libby, analista de cosméticos da Mintel, afirma que as Kardashians também foram um catalizador da volta do gloss, que dá o efeito de lábios mais carnudos, voluptuosos, sem a necessidade de cirurgia plástica – marca registrada do clã americano.

Além destes fatores, há ainda o Instagram e o Tinder, que popularizaram a estética dos lábios volumosos: “Há 25 anos, as pessoas queriam lábios mais finos, havia muito mais procura por cirurgias de diminuição de lábios. Hoje em dia elas são raríssimas”, explicou o presidente da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, Dr. Alan Matarasso. Para ele, hoje em dia lábios finos são sinais de envelhecimento. “Esse é um dos motivos pelo qual procedimentos de aumento dos lábios são tão populares. É um sinal de jovialidade.”

Gloss azul intensifica a cor dos lábios (Foto: Getty Images)

O gloss, que domina cada vez mais as belezas das passarelas e tapetes vermelhos, promete seguir forte em 2019: a linha de glosses Dior Addict Lip Glow, bestseller da maison Dior, vai ganhar mais produtos ainda este mês, seguindo os passos da Fenty Beauty, que lançou este mês um novo gloss, e a Dr. Hauschka, que também teve sua linha de gloss recém lançada, além de Charlotte Tilbury e seus novos Superstar Lips. Junte à lista a linha de glosses de Pat McGrath lançada este ano e o gloss transparente da Glossier e a tendência está em temperatura máxima.

O cosmético voltou com tudo: sites como Net-a-Porter e Cult Beauty, segundo o Business of Fashion, viram aumentos significativos na venda de lipglosses – só na Cult Beauty, a procura por glosses aumentou 138%.

O mercado, por sua vez, se ajusta à demanda, atualizando o lipgloss para os dias de hoje: espere produtos que, além de darem brilho, hidratam e nutrem os lábios, com vitaminas e colágeno. A textura grudenta, por sua vez, ficou no passado: lábios laqueados tem textura cada vez mais leve. Há ainda os híbridos – batons líquidos ou lip lacquers, que entregam cor ultrapigmentada com o efeito ultrashiny do gloss.

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